PROGRAMA MEU RUMO

Sobre o projeto

Meu Rumo é um programa executado pelo Instituto Colibri desde 2015. Tem como principal objetivo oferecer aos adolescentes que se afastaram da rotina escolar perspectivas de um futuro promissor. O programa de atendimento, elaborado e executado pelo Instituto Colibri, nasceu com objetivo de oferecer aos adolescentes que se afastaram da rotina escolar perspectivas de um futuro promissor.  A elaboração e a execução do MEU RUMO nos permitiram construir pontes para melhores futuros de crianças e adolescentes, e suas famílias.

O programa foi elaborado a partir de um diagnóstico, do CMDCA de Paraty, realizado em 2014, sobre as vulnerabilidades e violações de direitos de crianças e adolescentes em Paraty. Tal investigação, indicou o abandono intelectual como a violação de direitos de crianças e adolescentes mais frequente no município. Além disto, trouxe evidências de que o distanciamento do ambiente escolar é fator de maior vulnerabilidade de adolescentes frente a outras violações, sobretudo em relação ao uso e tráfico de substâncias psicoativas.

O Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente de Paraty – CMDCA aprovou o Programa Meu Rumo, o qual tem como atividades a Busca Ativa Escolar e a Prevenção a Violência Contra Crianças e Adolescentes e Orientação Vocacional, no Município de Paraty.

Tem como objetivo, por meio da realização das atividades citadas, melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes.

Durante a Busca Ativa Escolar, além da atenção ao próprio adolescente, o projeto prevê a interação com seus familiares com objetivo de identificar possíveis causas do abandono intelectual (além de outras violações) e atuar no sentido de sensibilizar a família sobre a importância de apoiar a formação educacional, cultural e produtiva de seus filhos. Esta ação junto às famílias deve ocorrer de forma coordenada aos programas de atendimento da rede de assistência social do município, em sintonia com CRAS, CREAS e Promoção Social.

Ao interagir com os adolescentes e famílias, é esperado que surjam demandas e necessidades de atendimento que estejam além das capacidades da equipe do programa. Por isso, uma das tarefas é mapear e contatar tanto instituições quanto pessoas que podem contribuir para a realização dos objetivos.

As ações de prevenção, por meio das atividades do Programa Meu Rumo, são realizadas em parceria com o Programa Saúde na Escola. Com essas ações, temos o objetivo de conscientizar, sensibilizar e responsabilizar gestores públicos, sociedade civil e as famílias sobre as violações de direitos, que já existiam antes da pandemia, mas que aumentaram acentuadamente.

 

A violência que atinge crianças e adolescentes dão diferentes sinais no dia a dia. É por meio da identificação dos sinais que podemos atuar no combate à violência e mitigar suas consequências negativas.

As pessoas com suspeitas de que uma criança e/ou adolescente está sendo vítima de maus-tratos, podem e devem denunciar o caso aos conselhos tutelares, às polícias Civil e Militar, ao Ministério Público e pelo canal Disque 100.

Com as ações de enfrentamento, buscamos fortalecer o Disque 100, além de fomentar que todas e todos não se calem perante a situação de violência justamente contra os mais vulneráveis.

O Instituto Colibri integrou a Campanha “ABRA OS OLHOS PARA OS SINAIS” do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, assim como de todas as instituições que compõem o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.

EQUIPE

Pedro Alfradique Scotti – Coordenador geral

Bernadete Passos – Coordenadora de equipe

Marcia Torres – Psicóloga

Flávia Rota Rossi – Psicóloga

APOIADORES

De 2015 a 2019 – edital Programa Amigo de Valor – via FMDCA de Paraty

De 2020 a 2021 – edital FIA Itaú Social – via FMDCA de Paraty

2022 a 2023 – Subvenção – Prefeitura Municipal de Paraty

Executor – Instituto Colibri

Instituto de estudos socioculturais
e ambientais colibri

Email: contato@colibri.org.br
Fone: +55 (16) 3303-2890