ENTRE LAÇOS

Sobre o projeto

Projeto Contemplado em Edital da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro

Entre Laços apresentou, como produto final, um vídeo construído a partir de uma narrativa criada por meio de uma escuta colhida de anciões (griôs), de comunidades tradicionais da cidade de Paraty. A cidade, fundada em 1667, viveu o período colonial e os 200 anos da independência do Brasil.

O minidocumentário tem como linha mestra apresentar a memória histórica que resistiu e o que se tem na memória na cidade histórica. Ou seja, seus cantos, suas brincadeiras e suas festas.

As brincadeiras e cantigas são estímulos para entender a história da cidade patrimônio nacional e patrimônio da humanidade.

 

A mediadora de leitura e a contadora de história fazem o elo lúdico para a realização das filmagens feitas de forma etnográfica, onde o protagonismo se dá a partir da vivência com cada participante tendo os atos de brincar e festejar como fio condutor dessa viagem no tempo. A busca, feita em conjunto com o bicentenário da Independência do Brasil, procura identificar as brincadeiras que continuam desde o Brasil Império e quiçá de épocas ainda mais longínquas. Fica acrescido na linha mestra condutora as vozes pouco escutadas na história da Independência do Brasil até os tempos atuais. Vozes negras, indígenas e caiçaras entrelaçadas na nossa origem, luta e saberes.

Alguns Temas abordados:

  • *Como era no Brasil Colônia e como é na Atualidade:*
  • *Festa do Divino*
  • *Ciranda de Paraty*
  • *Brincadeiras das Máscaras de Paraty*

Locais em que o projeto foi realizado:

Cidade de Paraty locais de projeção e filmagem:

  • *Centro Histórico-Praça*
  • *Quilombo do Campinho da Independência*
  • *Aldeia Itaxi*
  • *Praia do Sono*

Público-alvo – crianças, jovens e adultos.

O minidocumentário, Entre Laços, foi colocado a disposição da Secretaria Municipal de Educação. É um material importante para professores e alunos

Objetivos

  • Resgatar e dar visibilidade para a memória brincante das comunidades caiçaras, quilombolas e indígenas de Paraty.
  • Difundir junto aos mais jovens e professores a relevância de tais brincadeiras e cantigas para a compreensão e preservação histórica da cultura local.
  • Escutar as vozes silenciadas na construção da história do Brasil, trazendo a luz a esse prisma abafado, numa pequena cidade da Costa Verde, do Rio de Janeiro.

Justificativa

  • Valorizar a vida e sabedoria dos griôs das comunidades tradicionais;
  • Fortalecer o conhecimento do patrimônio imaterial cultural de Paraty;
  • Disponibilizar um material sociocultural e educativo para a educação paratiense, assim como para o público interessado.

Difusão e Democratização de Acesso

O minidocumentário foi exibido gratuitamente para todas e todos.

O vídeo está disponibilizado no canal do Youtube do Instituto Colibri

Foram realizadas sessões especiais nas comunidades tradicionais mais afastadas: Aldeia Itaxi, Praia do Sono e Quilombo do Campinho da Independência.

Foi amplamente divulgada a sessão gratuita que realizaremos no Cinema da Praça;

Foi disponibilizada gratuitamente, para a Sec. de Educação de Paraty o minidocumentário como material a ser usado em salas de aula sobre patrimônio da cultura imaterial de Paraty.

Descrição da Contrapartida

O minidocumentário está disponibilizado gratuitamente via internet.

O Link para acesso foi divulgado nas mídias sociais do Instituto Colibri: Site, Facebook e Instagram.

Foi realizada uma oficina resultante da execução do projeto, com 30 (trinta) a 60 (sessenta) minutos de duração. Este registro em vídeo está disponibilizado gratuitamente, na íntegra, através de link(s) permanentes, em plataforma digital (YouTube ou Vimeo), prioritariamente em modo público ou com acesso livre através de link compartilhado.

Instituto de estudos socioculturais
e ambientais colibri

Email: contato@colibri.org.br
Fone: +55 (16) 3303-2890